Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CONTÁGIO POR AIDS EM MULHERES COM MAIS DE 50 ANOS, CRESCE !!! *INTERESSE PÚBLICO !!!




O crescimento da AIDS em mulheres de diferentes faixas etárias foi uma das revelações mais preocupantes do Boletim Epidemiológico AIDS/DST 2009, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. O aumento mais expressivo aconteceu no grupo formado por mulheres com de 50 anos, que passou de 5,2 por 100 mil habitantes para 9,9 entre 1997 e 2007.

Entre homens da mesma idade, o número aumentou menos, mas continua mais alto que o das mulheres: passou de 12 para 18. Houve outra variação entre meninas de 13 a 19 anos. "DE 2,3 GAROTAS INFECTADAS POR 100 MIL HABITANTES PARA 2,7 EM 2007".

"Isso revela que é preciso ter campanhas voltadas para a mulher, em todas as faixas etárias" , comenta a Diretora do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS (CRT) de São Paulo, Maria Clara Gianna.

No caso das mulheres com mais de 50 anos, Gianna acredita que o contágio aconteça por alguns motivos. "A mulher pode estar saindo de um casamento ou ficou viúva, e foi buscar novos parceiros. É como ela recomeçasse a vida sexual. Ela precisa aprender a usar a camisinha, que não era utilizada devido ao antigo relacionamento estável " .

Já as meninas, Gianna acredita que elas estejam começando a vida sexual com parceiros mais velhos e mais experientes. "É preciso que elas saibam negociar o uso dos preservativos desde a primeira relação", comenta.

Gianna também acha importante que as meninas e as adolescentes não comecem a vida sexual precocemente. "Elas devem saber aguardar o momento delas, e não ceder às pressões da sociedade e do namorado" , diz.

Apesar dos números negativos, também houve boas notícias. O país reduziu em 41,7% a incidência de casos de AIDS em menores de cinco anos de idade, com diminuição de 70% no coeficiente de mortalidade.

SAIBA MAIS ; DOENÇA CAI NOS GRANDES MUNICÍPIOS.

A taxa de incidência da AIDS está em queda nos grandes centros urbanos, mas cresce no interior do país, informa estudo do Ministério da Saúde, divulgado ontem. Em municípios com mais de 500 mil pessoas, onde estão concentrados 52% dos casos de AIDS, houve queda de 15% na taxa de incidência da doença entre 1997 e 2007.

No período, a incidência nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobrou, passando de 4,4 ocorrências em 1997 para 8,2 em 2007. Em municípios com mais de 500 mil pessoas, a taxa caiu, em dez anos, de 32,3 para 27,4 notificações por 100 mil habitantes. No período, a maioria dos municípios com mais de 500 mil habitantes teve queda.

( Matéria Publicada por BRUNO FOLLI no Jornal Diário da São Paulo ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário