Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

História do Restaurante Castelinho no Guarujá


Clique na imagem para ampliar



O restaurante Castelinho funcionou de 1964 a 1976, em um casarão construído por uma senhora inglesa chamada Mary Constance Foul.

Estava localizado na praia das Astúrias e era comandado pelos irmãos José e Francisco Rainho, filhos de José da Silva Rainho, fiscal dos serviços de bondes e balsas da Ilha de Santo Amaro, depois nomeado delegado do Guarujá. 

José Rainho era quem administrava o restaurante, deixando a cozinha por conta de seu irmão, Francisco, que era famoso pelas entradas que oferecia a seus fregueses.

Francisco Rainho começou a trabalhar como comim (auxiliar do chef) do Grand Hotel La Plage, aos 16 anos, onde carregava uma sopeira de prata, que pesava em torno de cinco kilos. Atendia clientes como o Conde Matarazzo, que exigia que Francisco levasse a sopeira com uma mão só, como não conseguia, levava muitas broncas do Conde, que o chamava carinhosamente de Chiquinho.

Depois que o Grand Hotel La Plage fechou, Francisco foi trabalhar no Rio de Janeiro, no Night and Day, depois trabalhou no Hotel Miramar, no Rio de Janeiro, onde conheceu o presidente Juscelino Kubitschek, que ia sempre tomar Cassatta a Siciliana.

Nesta época, Francisco frequentava os bares da Barra da Tijuca e lá serviam casquinha de siri, com carne de siri de Santa Catarina, que era pouco gordurosa e completada com carne de arraia. Foi esse aperitivo que introduziu no Guarujá. O sucesso foi tanto que o Governador Abreu Sodré, ia buscar no Restaurante Castelinho, bandejas cheias de casquinhas para levar a festas no Clube Samambaia e no Hotel Jequiti-Mar.

Outro prato que introduziu, foi a sopa Bouillabaisse, hoje chamada caldeirada.

Com um couvert cheio de mariscos, manjubinhas fritas de Iguape e camarão sete barbas do Perequê, a freguesia do Restaurante Castelinho era formada pela elite paulistana que chegava até as 3 da manhã, por causa da fila da balsa.

Com movimento intenso na temporada de verão, Francisco Rainho cansou de trabalhar para pagar somente as despesas do restaurante durante o ano, que ficava cheio de dívidas, por causa do baixo movimento de turistas.

Em 1976, o Restaurante Castelinho foi fechado e o senhor Francisco foi trabalhar no Clube da Orla, até que fecharam o clube para transformá-lo no Shopping La Plage, desde então, passou a trabalhar no Restaurante Pandoro, em São Paulo, onde era possível matar as saudades dessa encantadora figura. 


Veja também ;

História do Guarujá nos seus 120 anos de fundação.


Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             

****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 98195.3573, ( 13 ) 99747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.


****************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados.

    Acesse: www.marcelogil2000i.blogspot.com

    ResponderExcluir