Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

História do Clube Samambaia no Guarujá


O ator Kirk Douglas com sua esposa no Clube Samambaia.



Em meados dos anos 50, Alice e Luís Eduardo Campello adquiriram de Heintz Muller-Carioba toda a península da praia da Enseada para nela implantar um loteamento imobiliário de alto padrão e construir um clube exclusivo.

O casal chamou o arquiteto Charles Bosworth para projetar o empreendimento. Com um helicóptero, verificou do alto como fazer as estradas de forma a evitar qualquer erosão e preservar ao máximo as árvores grandes que havia no terreno.

No local era possível observar micos, esquilos, e pássaros de todo tipo nos caminhos abertos na mata pelos pescadores.

Junto ao mar, Bosworth projetou um clube, batizado de Samambaia, por Alice Campello, por que havia milhares de samambaias por alí.

Em oito meses, início de 1960, o clube estava pronto, com um bar elegante, um restaurante impecável e uma piscina sensacional, de água salgada, com desenho e concepção arrojados, que ganharam vários prêmios de arquitetura.

Na placa de fundação do clube estão os nomes de Toly Teixeira de Barros, Mauro Monteiro, Hélio Dias de Moura, Alfredo Giorgi, Alfredo Mesquita, Antonio Benedito Cantinho, Antonio Carlos Conceição, David Beaty III, Ermelindo Matarazzo, Estanislau Amaral, W.Schueltz Wenk, Firmiano Pinto Neto, FRancis Souza Dantas Fortes, Gastão Eduardo Bueno Vidigal, João Souza Dantas, Joaquim Bento Alves de Lima Neto, José Antonio Esteves, Luiz Carlos Mesquita, Luis Carlos Mesquita, Luís Cunha Bueno, Luix Moraes Barros, Pietro Rivetti, Plínio Salles Souto e Rubens Alves de Lima.

O Clube Samambaia foi palco de grandes recepções para personalidades como Albert Sabin, o Rei Carol, Henry Ford, Adhemar de Barros, Carvalho Pinto, governador Abreu Sodré, membros da família Krupp, o ator Kirk Douglas, entre muitos outros.

O serviço do clube sempre foi excelente e por lá passaram profissionais que deixaram saudades, como o barman Medeiros, o Lima, o Garoupa, o Guaivira, e o João Careca. 

O clube tem um número restrito de sócios, em sua maioria empresários da sociedade paulistana.



Albert Sabin no Clube Samambaia - Jornal O Estado de São Paulo de 30.08.1963


Veja também ;

História do Guarujá nos seus 120 anos de fundação.


Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             

****************************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 97175.2197, ( 12 ) 98195.3573, ( 13 ) 99747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i


****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.


****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário