Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE AUMENTA LISTA DE DOENÇAS CUJA COMUNICAÇÃO DEVERÁ SER OBRIGATÓRIA !!!



Foi ampliada de 38 para 44 a quantidade de doenças, agravos e emergências que fazem parte da Lista de Doenças de Notificação Compulsória (LNC), ou seja, cuja comunicação às autoridades sanitárias é obrigatória.

O Ministério da Saúde incluiu nessa lista acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas ; atendimento antirrábico envolvendo ataques de cães, gatos e morcegos ; esquistossomose ; intoxicações por substâncias químicas, como agrotóxicos e metais pesados ; sífilis adquirida; e síndrome do corrimento uretral masculino.

As autoridades de saúde dos municípios e Estados são obrigadas a informar, imediatamente, ao Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) casos referentes às doenças acima. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do ministério, a portaria publicada na última quarta-feira (01.09), com as seis novas doenças atende a recomendações sanitárias internacionais, de 2005.

Para a inclusão das novas doenças na lista, foram usados critérios como o potencial de transmissão, estimado pelo nível de ameaça à saúde pública.

Fonte : Estadão

********************************************************************************************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário