Powered By Blogger

domingo, 25 de abril de 2010

OS BENEFÍCIOS DA PRÓPOLIS !!!




Substância produzida por abelhas tem propriedades curativas e praticamente não apresenta contraindicação.

A própolis é usada como um remédio popular e está disponível na forma de cápsulas, como um extrato, como enxaguatório bucal ou na forma de pó.

Ela é uma mistura complexa, formada por material resinoso e balsâmico coletado pelas abelhas nas árvores. Na colméia, os insetos adicionam secreções salivares e enzimas.

A própolis tem sido objeto de estudos devido às suas propriedades curativas :

Antibacteriana;

Antifúngica;

Antiviral;

Antiinflamatória;

Protetora de células hepáticas;

Antioxidante;

Antitumoral;

Melhora do sistema imunológico.

A coloração da própolis depende de sua procedência. Varia de marrom escuro passando a uma tonalidade esverdeada até o marrom avermelhado. Possui odor característico que pode variar de uma amostra para outra.

As propriedades biológicas da própolis estão ligadas a sua composição química, e este possivelmente é o maior problema para o uso da própolis em “fitoterapia”. É que a sua composição química varia com a flora da região e época da colheita, com a técnica empregada, assim como com a espécie da abelha.

Em raros casos a próprolis é contraindicada, mas deve ser evitada em pessoas que apresentem hipersensibilidade à substância. Além disso, gestantes, lactantes e crianças somente devem consumir este produto sob orientação médica.

( Matéria Publicada no Site Oficial da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Associe-se : www.proteste.org.br ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário