Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

DICAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR PARA O VERÃO !!!




Para se prevenir dos danos provocadas pelos raios ultravioleta, é necessário evitar ficar ao sol sem proteção. O ideal é usar chapéus, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre. Na praia ou piscina, leve sempre um guarda-sol.

Se sua pele for muito sensível, use até roupas leves que protejam braços e pernas e prefira as de fibras naturais, que são mais confortáveis e bastante eficientes. Mesmo em dias nublados esses cuidados não deve ser dispensados. Veja só:

No início das férias, não se exponha durante muitas horas seguidas ao sol. Primeiro, deixe a pele habituar-se aos raios solares. Exposições exageradas e repentinas ao sol quase sempre resultam em vermelhidão e pele descascada. Mesmo depois dos primeiros dias, continue com os cuidados de proteção.

As crianças sofrem mais com a ação do sol, pois têm a pele mais sensível. Evite expô-las sem proteção adequada: além do bloqueador solar indicado pelo médico, procure sempre levar um boné ou chapéu, e uma camiseta para protegê-las.

Tanto crianças como adultos devem evitar a exposição ao sol nos horários críticos, ou seja, das 10 às 16 horas.

Evite a exposição ao sol imediatamente após uma depilação ou um peeling, pois a pele fica muito sensível.

Depois do banho de sol não deixe de usar um creme hidratante para nutrir a pele e ajudar a protegê-la até a próxima exposição ao sol.

ÓCULOS DE SOL

Óculos de sol não é frescura, é prevenção. A exposição aos raios do sol sem proteção pode deixar marcas não só na pele, mas também nos olhos. Mas atenção, usar óculos escuros que não tenham proteção contra raio ultravioleta é pior do que não usar nada para proteger os olhos sob o sol. Os óculos sem o filtro só facilitam a ação dos raios solares. No escuro, as pupilas dilatam, facilitando a entrada de radiação.

Os óculos que só escurecem e não protegem colocam os olhos em maior risco. Não deixe seus olhos sofrerem os efeitos nocivos do sol atrás de óculos escuros de má qualidade. Não compre em camelôs.

Exagerar no sol pode causar problemas.

O abuso do sol pode ser uma das causas de doenças oculares como a catarata e tumores nas pálpebras e na retina, causadoras de cegueira. Conheça outros problemas que podem ser causados pela exposição por um tempo maior que o recomendado:

Cansaço do franzir sem cessar os olhos;

Queima da córnea e desenvolvimento de inflamações;

Aceleração de uma catarata. Pessoas com intensa exposição ao sol sem proteção têm 60% mais chance de ter a doença.

Risco de se perder a visão mais rapidamente a partir dos 60 anos.

O sol também pode acelerar as possíveis causas da presbiopia, a vista cansada, que afeta todas as pessoas geralmente a partir dos 40 anos de idade.

COMO ESCOLHER SEUS ÓCULOS DE SOL

Saiba que as lentes de contato com filtro não oferecem proteção total. E lentes que clareiam e escurecem de acordo com o ambiente podem perder o efeito.

Para garantir que os óculos tenham a proteção garantida no selo em relação à proteção contra os raios UVA e UVB, e evitar as falsificações, é recomendável recorrer a boas óticas e boas marcas.

O olho humano possui mecanismos de defesa naturais que são inibidos pela escuridão proporcionada pelas lentes. A pupila, que automaticamente se fecharia diante da luminosidade, mantém-se dilatada quando se utiliza lente escura.

Para evitar problemas, desde cedo é preciso proteger os olhos do sol:

Escolha óculos que assentem bem em seu rosto, de forma a não permitir a passagem de luz pela lateral das lentes.

Evite lentes azuis, rosa e laranja, que filtram menos. Prefira marrons, verdes e cinzas.

Lentes espelhadas são eficientes, mas não são melhores que as demais.

O material das lentes não influencia sua eficácia. A escolha entre resina ou cristal deve estar relacionada ao peso dos óculos (cristal pesa mais) e a resistência das lentes (resina arranha mais facilmente).

Para as crianças, opte sempre pelas lentes de resina, que não quebram.

Na hora da compra, fixe os olhos em um ponto e passe os óculos pela frente. Se houver distorção na imagem, não compre.

ALIMENTE-SE CORRETAMENTE

Durante o verão, é comum a temperatura elevada inibir a fome. Este efeito induzido pelo calor pode agir negativamente se ficarmos em jejum. Por isso, consuma alimentos de fácil digestão, como saladas, frutas, legumes, carnes magras, tomando cuidado com os petiscos e sobremesas, geralmente muito calóricos e de difícil digestão.

Mantenha horários regulares para comer

Quem está em férias costuma levantar-se mais tarde e programar atividades que fazem com que os horários das refeições não sejam seguidos rigorosamente. É importante estabelecer horários para se alimentar. Vale a pena fracionar a alimentação em pelo menos quatro a cinco refeições, comendo menores quantidades mais vezes ao dia.

Leve frutas de casa para a praia

É mais saudável levar o lanche de casa, se for para a praia, pois é complicado encontrar alimentos saudáveis à venda na orla. Geralmente as barracas de praias e bares oferecem alimentos gordurosos, com pouco valor nutritivo.

Leve de casa frutas e legumes variados, higienizados e cortados em pedaços. Use e abuse das frutas da época: mangas, uvas, pêssegos, abacaxi, ameixas e legumes como pepino, tomate, cenoura, salsão, etc. Tanto as frutas como os legumes devem ser mantidos gelados com o auxílio de uma pequena caixinha de isopor ou bolsa térmica.

Fuja da gordura

Na salada evite o uso de maionese, que estraga rapidamente. Prefira os molhos à base de iogurtes naturais. Se não resistir ao milho das barraquinhas de praia, evite a manteiga.
Muitos alimentos apresentam a gordura em uma forma 'escondida' ou camuflada, o que ocorre com os queijos amarelos, amendoins, os salgadinhos de pacote, pastéis, calabresa e salames fatiados, patês, maioneses, chocolates e sorvetes em massa, entre outros.

Uma boa opção é consumir alimentos menos calóricos e mais saudáveis, substituindo o pastel frito pelo assado, o sorvete em massa pelo picolé de fruta, o chocolate pela barra de cereais, o amendoim pela soja torrada, a maionese por molhos à base de iogurte natural, os queijos amarelos pelos queijos brancos, etc.

BEBIDAS : ATENÇÃO NA COMPRA E CONSUMO

No verão, temos que beber bastante líquido, mas não pode ser qualquer um. Confira os cuidados que você deve ter ao consumir cada bebida:

Sucos de frutas - devem estar sob refrigeração, já que se deterioram com facilidade. Na embalagem destas bebidas devem constar a data de extração e o prazo de validade.

Refrigerantes e cervejas - veja se as garrafas não apresentam vazamentos e se as tampas e lacres não foram violados. Elas devem estar em boas condições e de pé para evitar estouros e vazamentos. Não devem, também, estar expostas ao sol ou próximas de fonte de calor. Esteja alerta quanto à data de validade e integridade da embalagem quando adquirir bebidas em promoção.

Água mineral - não leve as que estiverem próximas a lugares aquecidos, ou expostas ao sol, pois o calor propicia o crescimento de algas que torna a água imprópria ao consumo.

Não compre as que estiverem perto de produtos com cheiro forte. Nesses casos, o plástico absorve odores que podem contaminar a água. Certifique-se de que não há sujeira ou detritos no interior da embalagem e se o lacre da água não está rompido ou mesmo ausente.

Não compre também água de ambulantes, em semáforos, ruas, parques e pedágios. E, em qualquer lugar, se for tomar água, prefira a mineral com ou sem gás, para evitar indisposições estomacais.

Evite o excesso de álcool

Fique atento às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior freqüência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação.

O álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com conseqüente perda de água pelo organismo. Seja moderado no consumo de bebidas alcoólicas. E, se for dirigir, esqueça-as totalmente.

Como se hidratar

Durante o verão, com o aumento da temperatura ambiente, é importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano.

Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros de água por dia na forma de suor, urina e fezes. Por isso, devemos repor essas perdas diárias com muito líquido, na forma de água pura, chás, sucos, leite etc.

A água de coco pode ser uma excelente opção neste período de calor. Com baixo valor calórico (19 calorias cada 100ml), a bebida pode substituir a água, para saciar a sede, e também para repor eletrólitos como sódio e potássio, em casos de desidratação ou durante atividade física intensa.

A água de coco tem uma composição nutricional semelhante ao soro fisiológico, por isso hidrata o organismo de forma rápida, podendo ser utilizada para repor perdas de minerais no caso de vômitos e diarréias. Hipertensos e diabéticos não podem exagerar, pois, em excesso, a água de coco fornece muito sódio e glicose.

Isotônicos são uma boa pedida.

Verão também combina com prática de esportes, o que faz com que seja necessário hidratar ainda mais o organismo. Entre cinco e sete minutos antes de uma atividade física de no mínimo uma hora, deve-se beber um ou dois copos de água de pelo menos 200 mililitros ou um isotônico.

Durante o exercício, para compensar as perdas com a transpiração, convém beber cerca de 150ml de líquido a cada 15 ou 20 minutos. Não se deve esperar a sensação de sede para consumir um líquido.
Após a atividade, o esportista deve compensar o que foi perdido com água ou suco, por exemplo. Nunca consuma, porém, bebidas com cafeína ou álcool para isso, porque que elas têm um efeito desidratante. Se o exercício durar menos de uma hora, não é necessário recorrer a um isotônico - basta beber água.

COMO EVITAR A INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

Ao comer fora de casa verifique as condições dos alimentos expostos ou servidos. Avalie as condições de higiene do local e dos funcionários que atendem.

Evite frituras e alimentos perecíveis como maioneses, leite, derivados, frutos do mar e embutidos, tais como salsicha e presunto. Também tenha cuidado com pratos típicos que você ainda não provou: você pode passar mal e estragar suas férias.

Evite lanches vendidos por ambulantes, em que a higiene e a conservação dos alimentos sejam duvidosas. Evite comer alimentos expostos ao sol, poeira e insetos.

Conserve os alimentos de forma adequada.

Ao comprar frutas, verduras e legumes verifique atentamente o seu estado geral, evitando os que estiverem amassados, batidos e manchados.

O armazenamento deve ser feito logo após as compras e sob refrigeração. Veja como organizar a geladeira.

As carnes só devem ser conservadas em outros compartimentos da geladeira se forem consumidas no mesmo dia.

( Dicas Publicadas no Site Oficial da Pro Teste, associe-se : www.proteste.org.br ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário