Powered By Blogger

terça-feira, 11 de setembro de 2012

RISCO DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL EM MARESIAS !!!




                                                       
O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito, garantiu nesta segunda-feira, dia 10.09, que ainda há resíduos de óleo diesel na praia de Maresias e no Rio do Canto do Moreira. Sob risco de contaminação, banhistas devem evitar o acesso ao local.

Na última quinta-feira, cerca de 15 mil litros de óleo diesel foram derramados na serra de Maresias, situada na Costa Sul de São Sebastião, após o tombamento de um caminhão da Distribuidora Petrobras, na curva da SP-55 (Rio-Santos). Pelo menos 30% da costa foi atingida. Esse pode ter sido um dos maiores desastres ambientais da história do Município.

Após o acidente, o resíduo caiu em um dreno, passou por vários córregos e foi direto para o mar, sem nenhum tipo de contenção. Como o produto tem um alto poder de dispersão, seu controle é mais complexo.

Segundo Hipólito, apesar dos contentores colocados na praia para que a mancha de óleo não aumentasse, ainda há contaminação no local. “O acidente causou muitos danos ao meio ambiente. Estamos pedindo para que o trabalho de contenção seja maior nesses pontos. Com o derramamento deste óleo, toda a fauna e flora do local foram afetadas”, explica.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, pelo menos duas multas, no valor de R$ 5 mil cada, serão aplicadas à Petrobras, já que a contaminação afetou dois tipos de ecossistema: o mar e toda a região que leva a água ao oceano. “Vamos aplicar a multa no valor máximo, mas sabemos que o valor não corresponde à estimativa de gastos necessários para a recuperação da área afetada”.

O secretário reforça que os banhistas evitem a área contaminada pelo resíduo. “Estamos preocupados, pois a área é muito frequentada por banhistas e surfistas. Há muita gente sujeita à contaminação”. Os trabalhos de remoção do óleo devem continuar nesta terça-feira, mas o secretário adianta que a área precisará ser monitorada por pelo menos um mês.


CONTAMINAÇÃO

Segundo a prefeitura de São Sebastião, a Defesa Civil teria encaminhado no último fim de semana duas crianças ao pronto-socorro da Praia de Boiçucanga, ao lado de Maresias, com irritação na pele e ardência nos olhos.

Apesar de o acidente ter sido causado por uma empresa terceirizada que transportava o produto com bandeira Petrobras, a prefeitura afirmou que a empresa petrolífera não repassou nenhum tipo de aviso com relação aos efeitos causados pela inalação e contato com o produto. Mesmo após o acidente, turistas frequentaram a praia normalmente durante o feriado prolongado. O local não foi interditado e não havia placas informando sobre a contaminação. Nesta terça-feira, a Defesa Civil apresentará um laudo sobre o acidente.

Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras informou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) solicitou a realização de um último procedimento de lavagem da pista. Após essa operação, a entidade realizará a vistoria final na área. A Petrobras Distribuidora informou ainda que não foi notificada sobre aplicação de multa.


VÍDEO DE REFERÊNCIA


CRÉDITOS DO VÍDEO E DA REPORTAGEM À REDE RECORD DE TELEVISÃO.


Fonte : Agência Estado, Jornal A Tribuna, e Rede Record de Televisão.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


****************************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

     http://soucidadaoparticipativo.blogspot.com.br/2012/09/risco-de-contaminacao-ambiental-em.html


****************************************************************************************************************************


                      Na foto o Corretor Marcelo Gil a bordo do Rainbow Warrior III do Greenpeace.

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

CONTATO : ( 11 ) 7175.2197, ( 12 ) 8195.3573, ( 13 ) 9747.1006 /// E-MAIL : marcelo.gil@r7.com

SKYPE : marcelo.gil2000i /// FACEBOOK : Corretor Marcelo Gil /// TWITTER : marcelogil2000i

****************************************************************************************************************************

NO GOOGLE PROCURE POR CORRETOR MARCELO GIL.

MARCELO GIL RETORNARÁ EM BREVE COM UM NOVO TÓPICO.

CONHEÇA TODOS OS TÓPICOS PUBLICADOS CLIQUE EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS.

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário