Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CONHEÇA COMO FUNCIONA A TV 3D !!!



Mecanismo da ilusão de três dimensões é mais complexo do que nos cinemas.

Já começam a surgir no mercado os aparelhos de TV capazes de reproduzir filmes em três dimensões.

No Brasil, há modelos da Samsung e Sony já sendo vendidos e os preços giram em torno dos 9 mil reais. Mas a tecnologia adotada pelos aparelhos domésticos, entretanto, é um pouco diferente da tela grande.

COMO VEMOS UMA IMAGEM 3D DE VERDADE ???

No mundo real, as imagens no olho esquerdo são um pouco diferentes do que a mesma imagem vista pelo olho direito. Para enxergarmos, o cérebro humano “junta” as duas imagens. A distância, o ângulo dos olhos, o lugar do objeto em relação ao fundo e o tamanho dele em relação a objetos próximos são o que criarão uma imagem real em 3D.

Porém, gravando (ou criando) duas imagens com pequenas diferenças no ângulo de visão e apresentando-as simultaneamente na tela da TV podem criar um efeito 3D. Contudo, ver as duas imagens ao mesmo tempo faz com quem a imagem fique muito borrada, porque muitas parte dos objeto serão vistas dobradas.

COMO A TV MONTA A IMAGEM 3D ???

Para prevenir que os olhos vejam as imagens simultaneamente, você tem que usar óculos especiais para filtras as imagens.

No caso da TV 3D, os óculos devem ser ligados e passam a receber um sinal infravermelho de sincronização com a TV. Então, se a TV mostra uma imagem para o olho esquerdo, a parte do olho esquerdo do óculos fica transparente e a do olho direito é escura. O mesmo acontece quando a TV emite uma imagem para o olho direito. É esse o mecanismo de sincronização que impede a exibição ao mesmo tempo e possibilita a ilusão 3D.

Essa troca entre as imagens do olho esquerdo e direito é muito rápida, geralmente 30 vezes por segundo. Se ela fosse menor, perceberíamos a tela piscar.

FILMA, APARELHO REPRODUTOR E TV PRECISAM SER 3D ???
É interessante dizer que, para assistir os efeitos 3D, o aparelho que irá ler o disco (Blu-ray ou DVD) deve ser compatível também com essa tecnologia, assim como o filme.

Fonte : Associação Brasileira de Defesa de Consumidores.

Associe-se já a ProTeste, acesse ; www.proteste.org.br

****************************************************************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário